02/05/2010

A investigação em produção de energia, oceanografia, biotecnologia: novos conceitos de I&D em Peniche?

A proposta de um centro de investigação de âmbito nacional de carácter mais holístico sobre o mar permitiria associar a produção de energia, a oceanografia e a biotecnologia.
Existem já centros de investigação associados ao mar: uns mais orientados para as pescas, outros para a biologia marinha de modo mais amplo. Temos em Portugal os seguintes centros e laboratórios associados:
Centro de Estudos do Ambiente e do Mar. A sua Área Científica Principal é a Engenharia Química e Biotecnologia. As linhas temáticas de acção são:
• Criação e a divulgação de novos conhecimentos científicos na área da qualidade do ambiente, ecologia, ecotoxicologia, geologia e recursos em zonas de ecosistemas de transição, na orla costeira e na plataforma continental
• Desenvolvimento e promoção de programas de formação e de investigação
• Prestação de serviços especializados na área do ambiente costeiro
Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e o Centro de Ciências do Mar do Algarve (CCMAR). A Área Científica Principal é das Ciências do Mar. E as linhas temáticas de acção são:
• Conservação e Gestão de Ecossistemas Aquáticos
• Aquacultura e Biotecnologias Marinhas
Centro de Ambiente e Tecnologia Marítimos - MARETEC no IST-UTL, e baseia-se na modelação numérica dos problemas ambientais do mar.
O Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA) da Universidade do Algarve aborda os processos marinhos, geológicos e o impacto das mudanças ambientais.
O Centro de Oceanografia da FCUL tem linhas de investigação em oceanografia, botânica e zoologia marinhas, gestão de recursos aquáticos.
O IMAR- Centro Interdisciplinar de Coimbra e está especializado em eco-sistemas, biogeoquímica ambiental, ecotoxicologia, hidrodinâmica, recursos marinhos e modelação ecológica.

Não existe ainda qualquer centro que associe as áreas acima mencionadas com as de desenvolvimento de tecnologias associadas às energias das ondas.

Na ESTM-IPL existe o Grupo de Investigação em Recursos Marinhos na área das Ciências Biológicas mas é um centro ainda em crescimento.

Existe a experiência de constituição em Portugal de um novo instituto internacional na área das nanotecnologias: o I3N
É um instituto ibérico com financiamento português, espanhol e da União Europeia. Está localizado em Braga, e a componente portuguesa integra três importantes centros de investigação na área dos polímeros, optoelectrónica, semicondutores e das ciências de materiais em geral, numa cooperação entre a FCT-Universidade Nova de Lisboa, a Universidade do Minho e a Universidade de Aveiro.

Esta experiência, apesar das suas vicissitudes, problemas, e alterações, pode ser uma referência para uma outra tentativa na área das tecnologia e energias do mar, que seja um grande centro de investigação inter-disciplinar integrando equipas de biologia marinha, engenharia de produção energética, de sistemas de distribuição e gestão da energia renovável, das ciências sociais, e outros ramos associados à investigação e conhecimento científico sobre o mar.

Uma proposta deste tipo teria sentido articulada com a possibilidade de se localizar em Peniche. Seria um motivo para localizar competências avançadas nestas áreas de cooperação científica, e de o fazer num centro urbano fora dos já tradicionais e que já concentram muitos investigadores e cientistas. Sendo uma área nova, a ser explorada, não requer massa crítica já disponível. Ela pode ser criada com a relocalização de competências. Uma relocalização que tenha como referência uma capacidade logística e institucional.
Nesse sentido, a ESTM-IPL poderia ser essa referência. E seria ainda uma oportunidade para articular com mais instituições científicas portuguesas e internacionais nestas área.

António Brandão Moniz

4 commentaires:

  1. Outras entidades que poderão associar-se:

    Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica (IBET) - http://www.ibet.pt/

    Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB) - http://www.itqb.unl.pt/

    RépondreSupprimer
  2. Empresas:

    GeAqua is a technology intensive company with highly skilled staff in different fields of knowledge. Our co-workers have extended experience in biotechnology with several publications and patents on their fields of knowledge. - http://www.geaqua.com/


    Projecto
    Título: ANTIFOULING: Explorando a diversidade bacteriana em esponjas marinhas portuguesas (Porifera): isolamento e produção de agentes antifouling eficientes e amigos do ambiente (PTDC/MAR/65014/2006)
    Área: Ciências e Tecnologias do Mar
    Proponente: INETI
    Parceiros: Fundação da Faculdade de Ciências (FFC/FC/UL)
    Duração: 36 meses
    Investigador responsável pelo projecto: Doutor Alberto Reis
    Investigador responsável do INETI/DTIQ: Doutora Helena Gaspar Nascimento Rodrigues

    RépondreSupprimer
  3. Mais informação que coloquei na página Facebook dos "Amigos de Peniche..."
    Um artigo a propósito da produção de energia a partir de microalgas: de Rösch, Ch.; Skarka, J.; Patyk, A. (2009): Microalgae - Opportunities and challenges of an innovative energy source
    http://www.itas.fzk.de/deu/lit/2009/roua09b.pdf
    e
    e o projecto europeu "The Sustainable Fuels from Marine Biomass", BioMara é um dos mais reconhecidos na área
    http://www.biomara.org/

    RépondreSupprimer
  4. Uma notícia interessante:

    http://www.greensavers.pt/2011/05/25/electricidade-gerada-a-partir-de-bacterias-esta-mais-perto-da-realidade/

    RépondreSupprimer